“A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus” (Charles Spurgeon).

A Bíblia é a mensagem de Deus para o homem. É através dela que Deus se revela a nós, revela a Sua vontade para nossas vidas e nos dá as respostas para todas as nossas dúvidas. Resumindo: é o livro mais importante da vida de qualquer cristão.

Quando a Palavra de Deus é revelada diretamente a nós através do Espírito Santo, ela se torna viva e poderosa para nos salvar, nos curar e nos libertar de todo pecado e prisão espiritual. Em Hebreus 4:12 está escrito: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Foi exatamente por isso que Jesus disse que as suas palavras eram espírito e vida, e que todos os que se firmassem nela se tornariam seus discípulos e seriam libertos por ela. Ele disse: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6:63).

Diferente do que muitos pensam, a Bíblia não foi criada apenas para aprendermos sobre Deus. Ele nos deu a Bíblia para que pudéssemos nos aproximar dEle e da Sua glória. Mas, para que isso aconteça, é preciso entender o que isso significa de verdade. Eu já ouvi muitas pessoas dizerem: “Ah, eu já tentei ler a Bíblia várias vezes, mas não entendo nada do que ela diz”. Por isso, citarei três passos simples para que você saiba como ler a Bíblia e descobrir os tesouros que Deus tem para a sua vida. Veja:

1) Leia a Bíblia em espírito de oração

Deus quer falar com você através da Bíblia, por isso, peça ao Espírito Santo que te dê um coração e uma mente aberta. Está escrito: “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14). Peça também para que Ele te ajude a se concentrar no que você está lendo e não deixe os seus pensamentos fugirem para outras coisas que não sejam relacionados à Palavra. Faça a mesma oração de Samuel: “Fala, Senhor, porque o teu servo te ouve” (1 Samuel 3: 9).

2) Leia a Bíblia de forma inteligente

Use uma versão da Bíblia que você possa entender melhor – eu indico as versões NVI (Nova Versão Internacional) e Almeida Corrigida Fiel. Depois que você ler um trecho, pergunte-se: “O que ele está realmente dizendo”?. Algumas passagens se referem a um evento específico e por isso você deve se questionar: “O que está acontecendo? Por quê”?. Outras se referem a ensinamentos e, nesses casos, você deve refletir: “Quais são esses ensinamentos? Como posso aplicá-los em minha vida”?. Jesus é o centro da mensagem da Bíblia, por isso, se você pretende lê-la pela primeira vez, sugiro que, em vez de começar pelo livro de Gênesis, comece por um dos Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Obs.: não tenha vergonha de fazer perguntas da Bíblia ao seu pastor ou irmãos em Cristo, afinal, ninguém nasce sabendo. Pesquise também suas dúvidas no Google, pois há muitos sites que têm estudos bíblicos.

3) Seja Obediente

A Bíblia nos dá a seguinte ordem: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22). Por isso, é importante que ao ler a Palavra, você se pergunte: “Que diferença essa passagem deve fazer em minha vida?”; “Eu tenho praticado esses ensinamentos?”; “Será que essa palavra aponta algum pecado que eu preciso confessar?”.

Se você seguir esses três passos, com certeza você estará no caminho certo para encontrar os tesouros deixados por Deus na Bíblia. E lembre-se: é melhor ler poucas passagens com muita atenção, do que ler vários capítulos sem concentração. É melhor obedecer o pouco que você sabe, do que conhecer a Bíblia inteira e não praticar nada do que aprendeu. Boa Leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *